Veja como se comporta o novo Volvo XC40 num exigente crash test

Já se sabe que, para a Volvo, a segurança sempre foi uma imagem de marca, com a marca sueca a distinguir-se por ser das primeiras a incorporar inúmeros elementos para mitigar as consequências dos acidentes. Começando pelo cinto de segurança de três apoios, como aquele que ainda hoje se usa na esmagadora maioria dos automóveis…

No lançamento do XC40 esse elemento não poderia ficar esquecido e, além dos inúmeros dispositivos de auxílio à condução e que contribuem para a segurança activa, a volvo exibiu também a qualidade do seu SUV mais pequeno em termos de segurança passiva. Não uma exibição exaustiva, mas no ponto mais complexo nestes modelos compactos, a protecção lateral.

Porque se os bons resultados nos "crash tests" frontais são relativamente fáceis de obter, pelo tamanho que o "capot" continua a ter, proporcionalmente com as dimensões totais do automóvel , já no que respeita aos embates laterais a protecção torna-se muito mais difícil pela falta de espaço para os dispositivos, o que também, significa falta de tempo para que possam reagir. Este não é um problema de agora e os "airbags" laterais e de cortina têm vindo a resolver o problema com bastante eficácia em quase todos os construtores 

No entanto, a Volvo quis mostrar a qualidade do trabalho efectuado no XC40, em que usou aços de ultra resistência em toda a moldura lateral e na longarina que atravessa transversalmente a estrutura. Depois, os "airbags" fazem o resto do trabalho.

Como se pode ver, tanto nas imagens como, principalmente, no vídeo, o resultado é muito bom para um veículo compacto como o XC40, quando atingido em cheio na lateral por algo que simula um outro automóvel a 50 km/h. Numa fase em quase que só se fala nos novos dispositivos de segurança activa e que actuam de forma a evitar os acidentes, já a meio caminho do que será necessário para a condução autónoma, convém não esquecer todo este trabalho que, quando tudo o resto falha, lá está para salvar vidas!

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